Friday, 10 November 2017

Mr21 moving average price


Plant 0001 é o padrão SAP. OX14 - Definir Área de Avaliação (Marque apenas um - Uma vez que o seu sistema seja atualizado, não há mais mudanças) A maioria das empresas aceita a escolha recomendada pela SAP - Valor Material Estoque no nível da planta Valor Material Estoque no nível da fábrica ou da empresa Se você avaliar os estoques de materiais no nível da planta , A planta é a área de avaliação. Se você avaliar os estoques de materiais no nível do código da empresa, o código da empresa é a área de avaliação. A decisão que você faz aplica-se a todo o cliente. OX10 - Criar Mudar Ver PlantsOVXB - Criar Alterar Visualizar Divisão OX18 - Atribuir Planta ao código da empresa, e. 0001 - 0001 - Todas as plantas Px1 - Planta Px1 Px2 - Planta Px2 OX19 - Atribuição de código da empresa à Área de Controle OB38 - Designar código da empresa para Área de Controle de Crédito OMJ7 - Atribuir área de negócios à área e divisão PlantValuation, eq. Planta Px1 - Área de negócios Bx1 Bx2 Atribuir área de avaliação para a Área de negócios. e.g. Área de avaliação Vx1 - Área de negócios Bx1 Área de negócios Bx2 OMS0 - Atribuir calendário de fábrica à planta e área de negócios A planta desempenha um papel importante nas seguintes áreas: Avaliação de Material - Se o nível de avaliação for a planta, as ações de material são avaliadas na planta nível. Cada planta pode ter seus próprios preços de material e determinação da conta. Gerenciamento de estoques - Os estoques de material são gerenciados dentro de uma planta. MRP - Os requisitos de material estão planejados para cada planta. Cada planta possui seus próprios dados MRP. As análises para o planejamento de materiais podem ser feitas em todas as plantas. Produção - Cada planta possui planejamento de produção próprio. Custeio - No cálculo de custos, os preços de avaliação são definidos apenas dentro de uma planta. Manutenção da fábrica - Se uma planta realiza tarefas de planejamento de manutenção da planta, ela é definida como uma planta de planejamento de manutenção. Uma planta de planejamento de manutenção também pode realizar tarefas de planejamento para outras plantas (instalações de manutenção). Se você deseja usar o PP do aplicativo (planejamento de produção) ou o custo do produto e o cálculo de custos da tarefa, você deve definir a avaliação no nível da planta. O nível de avaliação que você escolhe afeta a manutenção do material mestre registra as contas GL em que os estoques de material são Gerenciou as contas GL às quais as transações são lançadas no Efeito de Gerenciamento de Materiais na manutenção de registros mestre de materiais: Dependendo do nível de avaliação escolhido, você mantém dados contábeis no registro mestre de material para cada planta ou para cada código da empresa que você define um valor de avaliação Para o material em cada planta ou em cada código da empresa Efeito nas contas GL: se as ações relevantes são avaliadas ao nível do código da empresa, todas as ações da planta de um material são gerenciadas em uma conta de ações conjuntas para cada código da empresa. Se as ações relevantes forem avaliadas no nível da planta, você pode gerenciar as ações relevantes para cada planta em diferentes contas. Para cada planta, você pode definir uma determinação separada. Se várias plantas usam a determinação da conta, você pode agrupar essas plantas em Personalização de avaliação e atribuição de conta. Mestre de materiais - Introdução O mestre de material é o ponto de partida para o resto dos módulos. Quais são os tipos de materiais Os tipos de material que você usa estão configurados no Customizing do Mestre de materiais em Dados mestre de logística. Material Mestre - Material - Dados de controle - Defina atributos de tipo de material. A lista a seguir mostra os tipos de material contidos, por exemplo, no sistema SAP R3 padrão e quais são suas funções diferentes: os serviços DIEN (services) são adquiridos externamente e não podem ser armazenados. Um registro mestre de material deste tipo de material pode sempre conter dados de compra. FERT (produtos acabados) Os produtos acabados são produzidos pela própria empresa. Uma vez que não podem ser encomendados pela compra, um registro mestre de material deste tipo de material não contém dados de compra. FHMI (recursos de produção). Os recursos de produção são utilizados externamente e utilizados na fabricação de produtos. Um registro mestre de material desse tipo de material pode conter dados de compras, mas sem dados de vendas. É gerenciado em uma base de quantidade. Exemplos de ferramentas de produção são aparelhos, equipamentos e dispositivos de medição e teste. HALB (produtos semi-acabados) Os produtos semi-acabados podem ser adquiridos externamente (subcontratação), bem como fabricados em casa. Eles são então processados ​​pela empresa. Um registro mestre de material deste tipo de material pode conter dados de agendamento de compras e trabalho. HAWA (mercadorias comerciais) Os bens comerciais são sempre adquiridos externamente e depois vendidos. Um registro mestre de material deste tipo de material pode conter dados de compras e vendas. HIBE (suprimentos operacionais) Os suprimentos operacionais são adquiridos externamente e exigidos para a fabricação de outros produtos. Um registro mestre de material deste tipo de material pode conter dados de compra, mas sem dados de vendas. NLAG (material sem estoque) O material não estoque é material que não é mantido em estoque porque é consumido imediatamente. (Suprimentos de escritório, como estacionários. Você precisa criar ordem de compra e documento contábil para pagamento, mas o saldo de estoque é sempre zero, pois é emitido imediatamente para o departamento.) ROH (matérias-primas) As matérias-primas são sempre adquiridas externamente e, em seguida, processado. Uma vez que as matérias-primas não podem ser vendidas, um registro mestre de material deste tipo de material não contém dados de vendas. UNBW (materiais não avaliados) Os materiais não avaliados são gerenciados em quantidade, mas não por valor. VERP (materiais de embalagem) Os materiais de embalagem são usados ​​para transportar mercadorias e acompanhá-lo gratuitamente. Um registro mestre de material deste tipo de material é gerenciado tanto em termos de quantidade como por valor. WETT (produtos competitivos) Os produtos competitivos possuem seus próprios registros mestre de material criados a partir da visualização Dados básicos. O número dos concorrentes, que é armazenado na gravação de material, atribui o material a um concorrente específico. Manter o tipo de material OMS2 - Manutenção do tipo de material - CreateChangeDisplay Steps: - transaction OMS2 clique em Change key no tipo de material que deseja alterar, e. FERT, em seguida, aperte Enter. As visualizações permitem que você escolha as visualizações para cada tipo de material. (Pressione as teclas Página UpPage Down para percorrer as visualizações) Se você tentou mudar de FERT para HAWA em 4.6x. Você receberá uma mensagem de erro: - O tipo de material não pode ser alterado. Isso não é permitido se apenas o aprovisionamento externo for definido para o novo tipo de material ou se o novo tipo de material tiver uma referência de categoria de conta diferente do tipo de material antigo. Para superá-lo, siga OMS2 e altere o tipo de material HAWA. Nas seções de compras Internalexternal: Original Changes Ext. Ordens de compra 2 1 Int. Ordens de compra 0 1 Telas em Material Mestre MM01 - Criar, MM02 - Alterar, MM03 - Exibir e MM06 - Bandeira para exclusão. MM04 - Exibe as alterações feitas no mestre do material. MMAM - Mude o tipo de material. Por exemplo, De FERT para HALB Configurar a tela principal de material MM01 MM02 MM03OMSR - Atribuir o campo ao grupo de campo OMS9 - Manter o campo de tela de dados Unidade de medida No mestre de material, há um botão de unidades de medida para que os usuários armazenem na conversão diferente taxa. Este exemplo de programa (ZUNT) extrai os dados da tabela de conversão da unidade de medida. No Mestre de Materiais, o preço médio móvel é afetado por: - Entrada de Mercadorias para Ordens de Compra Transferência de Planta para Fatura de Ingresso Reembolso Mudança de preço Alterações de configuração comuns - definir novo grupo de materiais (OMSF) definir nova classe de avaliação (OMSK) e postagem automática ( OBYC) define o novo grupo de atribuição de contas de material (transação OVK5) e as chaves de CustomerMaterialAccount (transação VKOA) Materiais de bloco da postagem de inventário Após o bloqueio, quando o usuário fizer uma publicação de inventário, eles receberão essa mensagem de erro: - E: Material xxxxx tem status Bloqueado Para ativar o bloqueio: - Ir para a transação MM02 - Comprar Tipo de Vista em 01 no campo de status do MMPP e salvá-lo Criar Registro de Entrega - O Material xxx está bloqueado Durante o Create Delivery (VL01), o SAP o solicita um registro que Material xxx é Bloqueado. Durante a ordem de venda CreateChange para esse material, pode haver algum término de atualização que causa o bloqueio do material (Windows pendurado ou falha de energia). Você pode verificar usando a transação SM12 - digite um no campo Nome do usuário. Verifique se o material está na lista bloqueada. Se estiver na lista bloqueada, pediu ao usuário que desconecte antes de excluí-lo da lista bloqueada. Manter o local de armazenamento MMSC - Entrada coletiva do local de armazenamento para um material. Insira novo ou exclua o local de armazenamento não utilizado. Manter se o local de armazenamento foi incluído ou excluído da execução do MRP. Bloquear local de armazenamento de postagem adicional 1. Você pode bloquear o local de armazenamento de um material sem afetar o resto da localização usando o mesmo material. Crie um documento de inventário físico para o local de armazenamento com a transação MI01 Selecione a caixa de seleção Bloqueio de lançamento. Isso impedirá que as transações ocorram até que você publique ou exclua o documento de inventário físico. (Não há impacto, a menos que você faça uma diferença de publicação para o documento de inventário físico). 2. Outro método é renomear o nome do local de armazenamento. Ir para a transação OX09 Editar - Copiar como (copiar o local de armazenamento original para um novo nome, substituir o primeiro caractere, por exemplo, ZXXX) Editar - Excluir (excluir o local de armazenamento original) Faça o reverso se você deseja voltar o local de armazenamento original. Escala de número de documento de contabilidade para o tipo de documento MM - Clique duas vezes no código de transação de desejo para verificar o tipo de documento para o intervalo de números. (Por exemplo, MR21 Tipo de documento - PR) Tipo de documento de contabilidade financeira - Atribua o tipo de documento a um intervalo de números e a um tipo de conta. (Por exemplo, PR - O tipo de conta permitido para publicação será MS) Clique duas vezes no tipo de documento PR. Atribua um intervalo de números inicial exclusivo que não foi usado. por exemplo. 88 Escolha o tipo de conta para a conta Material e GL (MS) O resto dos campos são opcionais (você pode deixá-lo em branco) Definições SAP para o tipo de conta - A - Ativos D - Clientes K - Fornecedores M - Material S - contas GL Números de números para o tipo de documento de contabilidade financeira - Atribuir o intervalo de números ao intervalo de números em execução. Não. Ano (até) Do número Para o número Número atual Ext (não assinalar interno ou marcar externo) 88 9999 8800000000 8899999999 O rastreamento por SAP Blank Documento de contabilidade será gerado se houver ações durante a mudança de preço, se você não possui ações, nenhum documento contábil Será gerado porque não há inventário para reavaliar as diferenças de preços. Classe de Avaliação para Grupo de Materiais Em 4.6x e 4.5b. Você pode atribuir classe de avaliação ao Grupo de materiais. É útil no sentido de que o usuário não precisa fazer manualmente uma atribuição de contas. Para itens de estoque, a classe de avaliação não pode ser alterada sempre que o estoque na mão não é zero. A classe de avaliação está vinculada a uma conta GL. Uma mudança de classe de avaliação significa uma alteração da conta GL. No conceito FI, você deve debitar e creditar para equilibrar a conta GL. É por isso que seu estoque deve ser zero antes que o sistema permita que você altere a classe de avaliação. Se não for zero, você deve transferi-lo para outro material ou fazer problemas falsos. Depois de mudar a classe de avaliação, faça as entradas de reversão para os estoques que você transferiu ou você fez um problema falso. IMG - Gerenciamento de Material - Compras - Mestre de Materiais - Auxílios de entrada para itens sem Mestre de Material Contas GL em Determinação de Conta de MM O programa RM07C030 verifica toda a conta GL definir na sua classe de Avaliação de Material Mestre. A pesquisa é feita através do código da empresa e da área de avaliação. Compare o status dos campos para tipos de movimento contra o Razão geral Use o SA38 e, em seguida, execute o RM07CUFA Obtenha ajuda para seus problemas de SAP MM Fóruns do SAP MM - Você tem uma pergunta do SAP MM Todos os conteúdos do site são Copy copy erpgreat e os autores do conteúdo. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos são marcas registradas de suas respectivas empresas. O site erpgreat não está de forma alguma afiliado à SAP AG. Todos os esforços são feitos para garantir a integridade do conteúdo. As informações usadas neste site são de sua responsabilidade. O conteúdo deste site pode não ser reproduzido ou redistribuído sem a permissão expressa por escrito da erprintreat ou dos autores de conteúdo. Aqui, tentamos abordar de forma abrangente a estratégia SAP Go em tempo real como um guia de referência, pois todos os negócios são únicos e como Consultor SAP FICO. Você precisa se ajustar de acordo. A estratégia Go Live é composta por: - 1) Procedimento de corte 2) Pre-Go ao vivo cheques. O que se entende por data de corte O sistema SAP é configurado de acordo com a exigência do cliente. O sistema está pronto para o cliente usar. O cliente agora precisa migrar do sistema antigo (sistema Legacy) para o novo sistema SAP. A migração do sistema antigo para o novo sistema é conhecida como data de corte. O sistema antigo está desligado e o novo sistema SAP está ligado. Os dados serão migrados do sistema antigo para o SAP. Os dados serão doravante inseridos no novo sistema SAP. Para ter uma transição suave do sistema Legacy para os novos sistemas SAP são concebidos o procedimento de corte. O que se entende pela verificação ao vivo do Pre Go É garantir que o sistema SAP Production esteja pronto para viver sem problemas. Deixe prosseguir então. A Ltd. é uma empresa que implementa o sistema SAP. A empresa segue um período de janeiro a dezembro para a preparação de contas financeiras. Portanto, os dados do live goving decididos para a A Ltd são 2 de janeiro de 2096. O saldo de avaliação será carregado com data em 31 de dezembro de 2095. O saldo de avaliação será composto apenas de itens do balanço, já que todos os itens de despesa já são transferidos para os lucros acumulados Conta no sistema antigo. As atividades são divididas da seguinte forma: - 1) Pre Go live activities A Ltd irá carregar os códigos GL, elementos de custo no sistema de produção em 1 de dezembro de 2095. A Ltd completará o upload de todos os mestres de materiais com todas as visualizações na produção Até o 2 de dezembro de 2095. Todo o Bill of Material, Routings será carregado no sistema de produção até 4 de dezembro de 2095. Os mestres de materiais para matérias-primas e embalagens serão carregados com os preços médios móveis em 4 de dezembro de 2095. O plano do centro de custo Ser carregado, os ciclos de alocação e o cálculo do preço da atividade serão realizados até 6 de dezembro de 2095. O cálculo do custo do produto será realizado de 7 de dezembro de 2095 a 20 de dezembro de 2095 para obter o cálculo do custo correto do sistema. Todos os outros mestres serão carregados no sistema de produção a partir de 5 de dezembro de 2095 e concluídos até 18 de dezembro de 2095. 2) Atividades cortadas A empresa encerra suas vendas em 26 de dezembro de 2095. A empresa pára todo o movimento de ações no dia 26 de dezembro de 2095 até 1º Janeiro 2096. Todas as ordens de compra abertas serão carregadas em 28 de dezembro de 2095. A provisão para ações recebidas e a fatura não recebida será contabilizada em um código GL separado (diferente do GRIR). As ações serão finalizadas até 29 de dezembro de 2095. A empresa encerra o sistema antigo (legado) em 30 de dezembro de 2095. As ações serão carregadas em 31 de dezembro de 2095 e 1 de janeiro de 2096. A estimativa de custo padrão será marcada e divulgada em 2 de janeiro 2096. O sistema está disponível para entrada e operação de dados para os usuários a partir de 2 de janeiro de 2096. Os itens abertos de contas a receber serão carregados de 1º de janeiro de 2096 a 3 de janeiro de 2096. Assim, as contas a receber estão disponíveis a partir de 4 de janeiro de 2096 para contabilizar o pagamento recebido do cliente . Os itens abertos de contas a pagar serão carregados de 3 de janeiro de 2096 a 4 de janeiro de 2096. As contas a pagar estão disponíveis para pagamento a partir de 5 de janeiro de 2096. Os ativos fixos são carregados em 5 de janeiro de 2096. Os saldos de GL restantes são carregados em 7 de janeiro de 2096. Assim, dados inteiros Assumir as atividades devem ser concluídas até 7 de janeiro de 2096. Vamos dividir as atividades da seguinte forma: - A) Atividades pré-ir ao vivo B) Pre-Go Live cheques C) Carregar dados da transação para o sistema A) Pre-Go Live atividades 1. Dados mestres Carregar no sistema de produção Certifique-se de que todos os dados mestres sejam carregados no sistema de produção. Abrangeremos amplamente os dados mestre que precisam ser carregados e o módulo responsável. Responsabilidade básica MM: Todas as respectivas visualizações do material dominam os outros módulos responsáveis. Certifique-se de que todas as visualizações necessárias sejam carregadas. Customer Master - FI (visão contábil) e SD (exibição de vendas) Fornecedor Master - FI (visão contábil) e MM (vista de compra) Elementos de custo - CO Elementos de custo secundário - CO Centros de lucro - CO Centro de custo - CO Tipo de atividade - CO Bill De Material de PP - Recurso de Gerenciamento de PP - Receita Mestre de Roteamento de PP - Registro de Informações de Compras de PP - Mestre de Serviço de MM - Mestre de Banco de MM - Registro de Informações de Qualidade de FI - Plano de Inspeção de Qualidade QM 2. Plano de centro de custo de envio O plano de centro de custo deve ser atualizado através do código de transação KP06 ou usando o upload do Excel. 3. Execute os ciclos de alocação dentro da contabilidade do centro de custo Os ciclos de alocação do plano (distribuição, avaliação) devem ser executados dentro do módulo de contabilidade do centro de custo. Isso alocará os custos do centro de custo do serviço para o centro de custo do destinatário. 4. Atualização da atividade planejada Após a execução dos ciclos de alocação do plano, os centros de custo de produção estão agora prontos com os custos planejados. Agora você pode calcular os preços da atividade através do sistema ou atualizar manualmente os preços planejados, calculando-o para fora. A atividade planejada deve ser atualizada através do código de transação KP26. 5. Calcular os preços da atividade Calcule os preços da atividade usando o código de transação KSPI. 6. Execute a execução do custo do produto A execução do custo do produto será executada para todos os materiais semi-acabados e acabados no sistema usando o código de transação CK40N. Isso deve ser executado depois que toda a receita de lista técnica e mestre são carregadas. A finalização do custo do produto leva muito tempo e deve começar com antecedência antes da data de ida e volta. Normalmente, a execução do custo do produto deve ser executada novamente e novamente (3-4 vezes), uma vez que os dados precisam ser corrigidos e os custos devem ser comparados com o custo do legado existente. Os possíveis erros na execução de custo do produto são: - 1) Os preços médios móveis ou os preços planejados não são corretamente mantidos nos mestres de materiais. 2) Quantidades incorrectas na lista de materiais, quantidade de unidade básica incorreta na lista de materiais. 3) Quantidades incorrectas (horas, KWH etc.) para atividades na receita Routing ou Master. 4) Unidade de medida alternativa incorreta O cálculo do custo do produto é calculado e preparado. A marca real e a liberação acontecerão depois que os estoques são carregados no sistema. B) Atividades pré-ir ao vivo 1. Certifique-se de que todas as solicitações personalizadas estão no sistema de produção. Verifique se toda a solicitação de personalização está no sistema e não há solicitações importantes pendentes. O pedido relacionado aos relatórios em desenvolvimento pode ser transportado conforme os relatórios estão prontos. 2. Certifique-se de que todos os intervalos de números para todos os módulos tenham sido mantidos no sistema de produção. 3. Certifique-se de que a preocupação operacional tenha sido gerada. 4. Certifique-se de que todos os dados do Mestre do Cliente estejam carregados. 5. Certifique-se de que todos os mestres de materiais (todos os tipos de material) foram carregados. 6. Certifique-se de que todos os dados do Mestre do Vendedor estão carregados. C) Transfira dados de transações para o sistema 1. Carregar Pedidos de compra abertos Os pedidos de compra abertos podem ser carregados no sistema antecipadamente antes da data de corte se nenhuma nota fiscal for esperada. O upload de estoque ocorre em 2 etapas: - 1) Produtos acabados: os preços padrão são carregados pela MR21 ou através de um programa ABAP que também usa MR21. As quantidades de estoque são carregadas usando o tipo de movimento 561 através de um programa ABAP que chama a transação MB1C. 2) Matéria-prima, embalagem Material, lojas e peças sobressalentes: as quantidades e os valores são carregados ao mesmo tempo usando um programa ABAP que chama a transação MB1C. O carregamento de estoque gerará a seguinte entrada no sistema: - Estoque de mercadorias acabadas ac Débito estoque de produtos semi-acabados ac Debit Material bruto estoque ac Debit Embalagem Material estoque ac Debit Lojas e peças sobressalentes Dados de débito assumir o crédito 3. Marque e solte o Estimativa de custo Depois que o estoque é carregado no sistema, a estimativa de custo padrão será marcada e lançada no mestre de materiais usando o código de transação CK40N. 4. Carregar contas a receber e itens abertos de contas a pagar Os itens abertos de Contas a receber e contas a pagar são carregados através de LSMW, que chama o código de transação F-02 GL Conta postagem. O centro de lucro é capturado na conta de aquisição de dados. A data da linha de base deve ser capturada, o que determinará o envelhecimento com base no número de dias mencionados nas condições de pagamento. A entrada contábil para o carregamento de itens abertos de contas a receber é: - Cliente ac (não GL) Tomada de dados de débito ac Crédito A entrada contábil para o carregamento de itens abertos com contas a pagar é: - Aprovação de dados ac Fornecedor de débito ac (não GL) Crédito 5. Asset Master E upload de valor O Asset Master é um caso especial de upload onde você carrega não apenas os dados mestres, mas também os valores. O custo total e a depreciação acumulada também são carregados ao mesmo tempo. Isso é feito através do código de transação AS91. Vamos explicar como é feito. 5.1 O upload de mestre e valores de ativos através do AS91 Este upload de mapeamentos de ativos junto com os valores não atualizará o Roteiro geral FI. A atualização do saldo de entrada FI-GL será passada por outra transação. 5.2 Transferir o saldo de ativos no centro de lucro Uma vez que o mestre de ativos juntamente com os valores são carregados, o saldo de abertura do ativo precisa ser transferido para o centro de lucro. Os saldos de abertura dos saldos de ativos são transferidos para a contabilidade do centro de lucro através do código de transação 1KEI. 5.3 Remova os códigos GL para o recurso da tabela 3KEH. Remova os códigos de reconciliação de ativos do código de transação 3KEH. Isso é necessário porque uma entrada FI manual será passada no próximo passo, o que duplicará a postagem em PCA para os ativos. 5.4 Atualize a entrada FI para o ativo através da transação OASV. Nós damos um exemplo de como uma entrada GL passou para o carregamento de ativos fixos: - Vamos tomar Planta e Maquinaria Planta e Maquinaria ac Dr 100,000 Depreciação acumulada ac Cr 30,000 Tomada de dados ac Cr 70,000 5.5 Reintroduza os códigos GL para ativos em 3KEH Depois de passar o A entrada para upload de ativos atualiza as contas de reconciliação de ativos no código de transação 3KEH. 6. Carregar balanços da conta do Razão geral Finalmente, carregamos os saldos da conta do Razão total restantes, além de Ativos Fixos, Ações, Contas a Receber e Contas a Pagar. Isso é novamente carregado através de um programa LSMW que chama o código de transação F-02 GL. Vejamos um exemplo para a entrada contábil passada: - Aprovação de dados ac Débito 550,000 (figura de equilíbrio) Caixa ac Débito 10.000 Banco ac Débito 50.000 Adiantamentos Débito 90.000 Capital social ac Crédito 100.000 Empréstimo de curto prazo Crédito 200.000 Empréstimo de longo prazo ac Crédito 400.000 O A aquisição de dados se tornará zero no upload dessa entrada. Obter ajuda para seus problemas do SAP FICO Fórum SAP FICO - Você tem uma questão SAP FICO Todo o conteúdo do site é Copy copy erpgreat e os autores do conteúdo. Todos os direitos reservados. Todos os nomes de produtos são marcas registradas de suas respectivas empresas. O site erpgreat não está de forma alguma afiliado à SAP AG. Todos os esforços são feitos para garantir a integridade do conteúdo. As informações usadas neste site são de sua responsabilidade. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido ou redistribuído sem a permissão expressa por escrito da erprintreat ou dos autores do conteúdo.

No comments:

Post a Comment